rede 100canais de jornalismo cultural independente

Carlos Gustavo Yoda

convenções do trabalho compartilhado na rede

caros amigos.. abrindo a discussão sobre as convenções do trabalho na rede 100canais. segue abixo algumas contribuições com o que pode iniciar um texto coletivo. colaborem, por favor.. abreijos, yoda..

Sobre as convenções do compartilhamento dos saberes, algumas rigorosidades metódicas fazem-se necessárias para a melhor convivência, e elas devem ser formuladas a partir dessa carta e nas outras conversações que partam das necessidades do agora.

Entre essas autoregulações incluem-se os conceitos de democracia cultural e liberdade de expressão. O respeito a todos os saberes compartilhados neste ambiente exige o risco da aceitação do novo e a rejeição de qualquer forma de discriminação, a criticidade estética e ética e (dá-lhe Paulo Freire) "a corporeificação das palavras pelo exemplo" na consciência do inacabamento.

O respeito aos direitos autorais e saberes compartilhados dos repórteres, veículos de comunicação e outros colaboradores articulados nesse espaço são essenciais para o bom convívio da generosidade intelectual e as fontes de financiamento das produções.

Assim, dar apreço às citações e referências das fontes difundidas a partir da rede 100canais são tão fundamentais quanto a urgência de iniciarmos o debate a partir da práxis no nosso trabalho em rede sobre as licenças de flexibilização de propriedade intelectual que permita a cultura livre.

Tags: 100canais, conversação, rede, regras

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este tópico

A questão das licenças de flexibilização de propriedade intelectual que viabilizem a necessária cultura livre, estará, a meu ver, priorizada entre todas as ações que perpassarão as atividades "teiáticas" deste encontro.
Cabe-nos, escolher um formato que mais se aproxime das liberdades de expressão que terão que ser difundidas e muito incentivadas desde a oficina jornalismo.
Saudações Cineclubistas
Fernando Tobgyal

Responder esta

com certeza está na pauta, fernando.. mas se quiser começar um grupo de discussão sobre o assunto convidando mais gente para debater propriedade intelectual, fique à vontade..

Responder esta

Imprescindível para um tipo de jornalismo que se autointitula "independente" essa liberdade estética, ética e de expressão que vc disse.

Acho que faltou um pouco duranet a oficina discutirmos a questão do direito autoral na internet. Existe propriedade intelectual para algo que se propõe que seja construido por muitas mentes? Como fazer isso?

Estava aqui pensando que a internet não é muito o lugar de reclamar direitos... Não sei...
Não posso reclamar se alguém utilizar minhas fotos que estão no flickr, por exemplo, já que o princípio da internet é a "disponibilização", e, se elas estão lá, elas são de todos. Tudo bem que fui eu quem fiz, mas se eu não quero compartilhar, que não a disponibilize em um ambiente tão aberto. Mesmo pq é completamente sem controle. O controle, no caso, ficaria apenas na consequência do uso "incorreto"..

Sei lá.

Isso ainda está um pouco confuso pra mim.

té mais.

Responder esta

Suelen,

Acredito que a Internet é um meio de "todos". O que está disponibilizado neste ciberespaço não tem dono. Mas por outro lado, mesmo que o material esteja disponível na rede, é interessante dar o crédito a quem fez o trabalho inicial. Por exemplo, se você fizer uma cobertura com imagens durante a Teia, seria legal, que mesmo se eu utilizar suas imagens no meu blog, dê os créditos das fotos a você. A idéia é comunitária, mas é legal dar crédito a quem merece.

Da mesma forma acontecem com os textos. Muitos usarão os textos que postaremos. O Edu chegou a comentar isso ontem à tarde. Pode acontecer de vermos publicado em algum lugar uma frase nossa que só tenha a vírgula em lugar diferente. Nesse caso, a maioria não dá crédito a fonte. Mas acredito que esse é um dos riscos da Internet. Mas acho que a WEB não é lugar de reclamar-se direitos autoriais. Já que estamos lutando pela democratização da informação, e também por disseminar a idéia do jornalismo cultural independente, vale o resultado.

Abraços!

Responder esta

Opa, entro nessa conversa, respondendo à Suellen, em boa hora.

Passei aqui para divulgar um set de fotos da Oficina de Jornalismo Independente que coloquei no Flickr: http://www.flickr.com/photos/anacarmen/sets/72157602923522487/

Todas têm a mesma licença Creative Commons, que é uma forma de flexibilizar o direito autoral e ao mesmo tempo garantir algumas coisas. No meu caso, escolhi atribuição, que significa receber crédito quando essa imagem for usada e licença para uso não comercial, ou seja, as imagens não poderão ser vendidas.

Suellen, o Flickr é uma das ferramentas pioneiras no bom uso dessas licenças CC. O fato de colocar uma foto em um lugar tão aberto, como diz você, não quer dizer que a gente pode copiar e colar à vontade. Por duas razões: "netiqueta", ou seja, elegância na rede, e porque em tese, veja bem, em tese, aplica-se à web a mesma legislação válida para outros suportes, segundo leis brasileiras. Em tese, deixo bem claro, porque essa questão é complexa, a discussão é comprida e tem muitos outros aspectos. É bom saber para não correr riscos sem saber que pode estar infringindo a lei.

Bom, Yoda, minha dúvida é: onde eu coloco esse set de fotos para que as pessoas possam saber que as fotos estão disponíveis, caso queiram usar?

Responder esta

enquanto o Yoda não te responde, eu adianto que é só colocar como tag nas fotos "teia2007" (sem as aspas, claro).

olha, concordo demais com a elisandra. a web não é lugar de reclamar direitos autorais.

o crédito significa reconhecimento à iniciativa de alguém. acho que é legal, sim. mas não sei.. ao mesmo tempo eu penso que é uma coisa meio egoísta e meio querer "aparecer demais", em certos casos, quando a pessoa faz questão demais de ter o nome lá pra todo mundo ver.

às vezes eu penso que não quero ser refém dessa coisa contemporânea, principalemente na arte, de que o nome do artista vale mais que a obra em si. e não importa a merda que o cara fez, mas se o nome dele vale milhões, a obra valerá também.

"a internet é uma mente coletiva". será que existe propriedade intecetual nesse caso?

outra coisa que eu quero falar, ana carme, é que essa foto ficou liiindaaa!! eu e meu namorido! heheh http://www.flickr.com/photos/anacarmen/1865184777/in/set-7215760292...

=).

até mais tarde hoje, gente. bjs.

Responder esta

Suelen, concordo com esse ponto que o nome do "cara" seja mais destacado que o seu próprio trabalho. Como disse, acho legal e interessante dar créditos. Mas como existe um processo na democratização de informações, não acho que esse "item" seja obrigatório.

Estamos juntos nessa. Abraços a todos e bom trabalho!

Responder esta

eu vou pedir ajuda para os papagaios.. convido o lourenzo para a conversa;.. abraço, yoda..

Responder esta

"A informação deve ser livre como o ar",
Louis Brandeis, juiz da Suprema Corte Norte-Americana

Responder esta

irônico alguém da suprema corte americana entender que a informaçao deva ser livre...

Responder esta

hehehehehhehe...

Responder esta

RSS

© 2009   Criado por Carlos Gustavo Yoda no Ning.   Crie Sua Rede Social

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço