rede 100canais de jornalismo cultural independente

"Aqui é que a teia acontece, ninguém mais desce, o nosso encontro é aqui". Essa foi uma das frases que ouvi durante a teia, e que roubou minha atenção, fazendo com que eu refletisse sobre os sons e olhares que me cercavam. Uma moça de sotaque paulista, que por sua vez arrastava o “R” ao esbravejar essa frase mostrou um desejo enorme em manter todas as tribos reunidas ali, quase fora da cidade. O verdadeiro encontro da diversidade aconteceu no SESC - Venda Nova, local onde os integrantes dos Pontos de Cultura estavam hospedados. No começo uma falha, depois uma grande festa. Assim que chegaram na capital mineira se sentiram um pouco confusos, perdidos no meio de uma feira, de puf’s e de cores. Estavam cansados e não sabiam para onde ir, até que devagar as coisas foram se ajeitando, se encaixando como deveria ser, mas nem tudo foi.
Todas as noites os sotaques se misturavam e os ritmos se encontravam numa beleza só. Presenciei o compartilhamento de sons, vi a Rabeca se juntar ao tambor do maracatu, ao berimbau, a sanfona, vi baianos jogar capoeira junto das ciganas que com muito encanto e brilho dançavam, vi índios com o rosto pintado dançar forró com as meninas do Rio de Janeiro, tinha paraibano flertando mineiro, vi gente do Belém tocando pandeiro, e assim foi, até o sol raiar.
Estavam todos juntos e misturados, teve roda de samba levada na palma da mão, teve dança do norte se encontrando com o Sul. Vi ali a diversa cultura do nosso Brasil se encontrar e brincar junta, de mãos dadas e de coração aberto, foi um momento forte, belo, que mal cabia naquele lugar. Vários estados se conhecendo e o Brasil se casando.
Alojamento 42, esse é o nome do espaço que realmente cediou e teceu a teia - 2007. Depois das atividades, depois da dispersão diária, e da correria, a noite caia, então a teia acontecia. As pessoas e suas idéias se encontravam, a cultura de cada região se assumia e se inteirava, mais pessoas se conheciam, conversavam.
O verdadeiro encontro palpável da diversidade cultural. Assim batizo aquele momento que com certeza vai estar sempre guardado dentro de mim e de todas as pessoas que se permitiram misturar.

Tags: teia2007

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este tópico

Alojamento 42!
Tem nome de cadeia, de campo de refugiados mas encerra apenas o grande coração brasileiro.
Que, apesar de preso nas garras duma história injusta, teima em sorrir e brincar de ser livre. Cantando apaixonado e apaixonante.
Gente, já faz três dias que eu vim me embora e até agora não parei de ouvir os tambores.
Dá uma vontade louca de gritar pelas ruas duma São Paulo que nem faz idéia:
"Abaixo o Brasil, vivam os brasileiros!"

Responder esta

Sei bem o que é essa presença universal de gente brasileira... não dá mesmo pra dimensionar. Com tanta gente, com tantos olhares diferentes, com esses lugares que focavam permanentemente esse alto grau de diversidade, mal dava pra gente se localizar num só ponto do evento... muito menos num só caminho via programaçào formal... Pena não poder conhecer a todos, falar com todos e curtir a todos, mas tudo isso é como um recorte do Brasil... não dá pra conhecer tudo de uma vez só........ ainda que o coraçao diga o contrário.

Responder esta

RSS

© 2009   Criado por Carlos Gustavo Yoda no Ning.   Crie Sua Rede Social

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço